Skip links

SAP TIP OF THE WEEK #11

Definir ciclos para contagem de inventário

A gestão de stock é uma temática importante, mas trabalhosa. É necessário armazená-lo em condições físicas apropriadas, monitorizar datas de vencimento, protegê-lo de qualquer tipo de dano e, se o conseguiu realizar com êxito até agora, deve contá-lo com precisão para garantir que esteja refletido nos livros corretamente.
Quando conta o inventário uma ou duas vezes por ano, cada contagem é demorada – geralmente feita à pressa e/ou com ajuda de terceiros – o que poderá revelar lacunas significativas em comparação aos livros. Para evitar surpresas indesejadas e aumentar continuamente a precisão do ponto de situação do stock, o SAP Business One permite definir regularmente as contagens:

Ao realizar uma contagem frequente, o processo de verificação do stock é mais eficiente, leva menos tempo e, se forem descobertas inconsistências, estas provavelmente são de menor dimensão. Investigar a causa de pequenas inconsistências reveladas durante uma contagem frequente, pode evitar lacunas maiores no futuro que se poderiam traduzir em problemas contabilísticos graves.
Agora, poderá atribuir o ciclo contagem de stock relevante ao respetivo armazém, por grupo de itens ou subníveis (em armazéns onde as posições de secções são geridas e devidamente identificadas):

Poderá atribuir um utilizador responsável a cada contagem de ciclos e definir se deve enviar um alerta a esse mesmo funcionário. Poderá ainda fazer a gestão do relatório ‘’Recomendações de contagem de ciclo’’ para rever as contagens recomendadas para hoje e iniciar a contagem de inventário para os itens relevantes.

Disponível no SAP Business One, versão para SAP HANA e MSSQL.

Escrito por Ari Schapira | LinkedIn