Skip links

SAP TIP OF THE WEEK #2

Seja positivo – Aprenda a bloquear inventário negativo

Ao gerir o inventário, um dos principais desafios é armazenar as quantidades certas.

Muitos artigos em stock aumentam as despesas de armazenamento e os produtos com prazo de validade podem expirar. Da mesma forma, stock reduzido pode levar a escassez de produto, atraso no fornecimento e clientes insatisfeitos… mas isso não é tudo – se estiver sem inventário, ao registar documentos e transações que resultam em quantidades negativas, também podem afetar o cálculo dos valores do stock.

Por esse mesmo motivo, o SAP Business One permite bloquear o inventário negativo e escolher o nível de sensibilidade.

Agora já pode decidir se o stock negativo deve ser calculado no nível da empresa (como a soma das quantidades de itens em todos os armazéns), no nível do armazém ou de acordo com a configuração feita em cada item:

Quando a caixa de seleção está marcada, o stock negativo para o item especificado é calculado por armazém. Quando desmarcada, o cálculo é feito no nível da empresa.

A configuração ‘’Bloquear stock negativo’’ pode ser alterada a qualquer momento. Considerando a sua sensibilidade, no SAP Business One 9.3, o histórico de alterações nessa configuração é salvo no banco de dados e pode ser rastreado, se necessário.

Disponível no SAP Business One, versão para SAP HANA e SAP Business One.

Maya Shiff em Blogs SAP